Modelo Faz Acontecer
Ao longo dos anos, fruto do conhecimento formal que fui adquirindo nas áreas de gestão, empreendedorismo, estratégia e desenvolvimento pessoal, mas também com base nas centenas e centenas de pessoas com quem já falei e da minha própria experiência, fui organizando e elaborando uma espécie de estrutura, um processo pelo qual nos podemos guiar para fazer acontecer e que resulta da conjugação de alinhamento pessoal e profissional. E há de facto uma sequência de pensamento e alinhamento pessoal entre o ser humano e o sonho que consegui identificar.
Fui criando e aprimorando aquilo a que hoje chamo o «Modelo Faz Acontecer». Fi-lo, confesso, primeiramente para mim. Trata-se de um esquema verdadeiramente simples, mas que se tem revelado poderoso e que utilizo sempre que estou a «magi- car» algo novo. Permite refletir sobre quem somos, definir para onde queremos ir enquanto indivíduos identificando claramente o que nos faz sentido, estabelecer objetivos e, por fim, criar um plano claro que nos mostre a cada momento onde estamos e para onde ir. Pode ser utilizado por qualquer pessoa, dos 8 aos 80 anos de idade, independentemente do seu grau de escolaridade e nível de conhecimentos de gestão. É também um modelo transversal a qualquer área ou objetivo.
O modelo está dividido em três partes: A primeira sobre «Quem?» que passa por te conheceres um pouco melhor. E sei que pensar sobre isto pode parecer até estranho – «Afinal, quem sou? Eu sou eu!» –, mas para se escrever algo deste género, somos obri- gados a fazer uma viagem interior, ainda que leve, que nos faz refle- tir sobre algo em que se calhar nunca pensámos. Por outro lado,
assim que o colocamos «preto no branco» e respondemos ao que aqui está, conseguimos reforçar a nossa identidade, algo que é especialmente importante para tudo o que virá a seguir. Afinal, não faria sentido decidires fazer algo que não está alinhado com quem tu és.
A segunda parte é aquela que te remete para a ação: «Como?». Aqui vamos transformar o teu sonho num objetivo e torná-lo tão específico quando possível. Vamos também identi- ficar quais os principais passos que tens de dar para conseguir fazê-lo acontecer.
A terceira parte está relacionada com o «Quando?». No fundo utilizamos o que definiste na parte dois e criamos um roadmap que te permitirá visualizar a cada momento onde te deves focar, em que fase do objetivo te encontras, assim como, perceber o que já fizeste e o que ainda tens à tua frente.
Faz download do teu Modelo Faz Acontecer (sugerimos imprimir em formato A3) AQUI.
Caso necessites de algum apoio para preencheres o teu modelo poderás ir a uma das nossas formações, palestras e/ou contactar o André directamente!
Vamos fazer acontecer!